Gestão

Como Fazer um Planejamento Estratégico Eficiente?

Como Fazer um Planejamento Estratégico Eficiente?

Não é novidade que o Brasil está passando por mudanças econômicas difíceis.

O aumento constante dos impostos e o baixo volume de vendas tornam ainda mais difícil encontrar razões para perseguir o sonho de empreender.

Aprenda nesse artigo exatamente o que é planejamento estratégico e como ele pode te ajudar a vencer na crise.

Eis que surge uma pergunta importante: se a economia está ruim para todos, como é que algumas pessoas e empresas conseguem se sobressair num momento tão ruim como o atual?

Resposta: gestão estratégica. Quando realizada do jeito certo, ela é capaz de fazer com que o empreendedor continue operando em alta, mesmo quando o resto do mercado encontra-se frustrado e sem rumo.

O que é planejamento estratégico?

Planejamento Estratégico

Trata-se de um processo de gerenciamento, verificação e também de criação antecipada dos recursos que serão utilizados para mudar situações, corrigir erros ou ações, desenvolver linhas de trabalho e fortalecer capacidades, habilidades e competências.

Como fazer um planejamento estratégico eficiente?

1. O planejamento estratégico faz parte de um processo

Primeiramente é preciso ter em mente que o plano estratégico não se trata de um evento único, ele faz parte de um processo continuado de melhoria.

2. Simplicidade

Um planejamento estratégico deve ser direcionado, abrangente e bem detalhado.

No entanto, a fim de efetivamente desenvolvê-lo, comunicá-lo, e incorporá-lo ao DNA da sua empresa, se faz necessário criar uma estrutura simples, onde todos possam entender as abordagens ali inseridas.

Todo o processo de planejamento estratégico se divide em 5 questões essenciais:

  1. Quem somos?
  2. Aonde estamos nesse momento?
  3. Onde queremos chegar?
  4. Como saber se alcançamos nosso objetivo?
  5. Como pretendemos alcançá-lo?

Se você parar alguns instantes para pensar sobre essas perguntas, perceberá que não se tratam apenas de núcleos de um planejamento estratégico em si, mas também de fatores importantes para qualquer gerenciamento de projeto.

Uma vez que esse tipo de quadro tenha sido adotado, é possível ser utilizado em toda a organização, para uma variedade de necessidades, como para:

  • Instalações,
  • Planos distritais estratégicos,
  • Planos de tecnologia,
  • Planos de projeto,
  • Planos de melhoria empresarial,
  • Vendas, entre outras coisas.

3. Envolva toda a equipe

Um planejamento estratégico não deve ser feito de forma solitária, toda a equipe precisa estar envolvida.

Não espere para integrar todos os profissionais quando tudo já estiver praticamente pronto. Faça com que suas contribuições e ideias sejam inseridas processo de planejamento, afinal todos possuem sua importância e o mesmo objetivo final: gerar melhores resultados.

4. Resultados mensuráveis

Seu planejamento empresarial deve incluir resultados que possam ser medidos, quantificados, caso contrário as demais pessoas não terão certeza se estarão indo pelo caminho correto.

Nessas informações, devem conter alguns dados:

  • Sobre os objetivos.
  • Sobre o planejamento financeiro.
  • Sobre a administração.
  • Sobre o desempenho da gestão.
  • E por fim, se esses dados se alinharão aos valores, missão e visão da empresa.

5. Prestação de contas

A equipe também precisa prestar contas com base em prazos, valores, criatividade, datas, negociações, produtividade, tempo e inovação, etc.

Se não houver um acompanhamento e um feedback de continuidade quanto a isso, o planejamento estratégico será ineficaz, e alcançar os objetivos continuará sendo difícil e penoso.

6. Custos

Todas as implementações possuem um valor envolvido, sejam elas grandes ou pequenas.

Se os custos não estiverem bem definidos, então é bem provável que em algum momento você se sentirá pressionado, desconfortável, estressado ou até mesmo sem dinheiro, já que essa informação não foi inserida conforme deveria.

Validar e estabelecer esse processo orçamentário é vital para que o empreendimento dê certo.

Nada pode ser mais decepcionante e desmotivador do que passar pelo processo de planejamento e descobrir que os recursos não podem ser utilizados porque não foram contabilizados dentro do seu orçamento, dentro do que lhe era possível.

7. Viva o planejamento estratégico

Para obter bons resultados, logicamente o planejamento deve ser eficaz.

Ele precisa se tornar uma parte integral da cultura e do clima da sua empresa, tem que ser infundido em tudo que o empreendedor fizer e estar relacionado desde as coisas mais simples, até as mais exigentes/ relevantes.

Lembre-se, se o conselho de liderança da empresa e todos seus colaboradores responsáveis viverem e tiverem acesso ao planejamento, as chances de sucesso serão sempre altas.

[Total: 1    Média: 5/5]
Tags
Continuar Lendo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close