FranquiasListas

10 Motivos Para Abrir Uma Franquia Ao Invés de Começar Um Negócio do Zero

Se você já sabe alguma coisa sobre esse modelo de negócio, é possível que já tenha encontrado um número expressivo de razões para abrir a sua própria franquia.

Consoante a Associação Brasileira de Franchising, mesmo diante da crise econômica dos últimos anos, o sucesso das franquias teve uma alta de 21% no primeiro semestre desse ano.

Ou seja, mesmo diante de condições econômicas e financeiras adversas, as franquias tiveram destaque no mercado.

Se você está pensando em empreender, a título de reflexão para tomada de decisão, veja abaixo 10 motivos para abrir uma franquia.

1. Carona em conceito comercial testado

Uma vez que uma franquia já tem um sistema pré-estabelecido, certamente a sua probabilidade de sucesso será mais alta.

Ao criar um novo negócio do zero, você tem muitas preocupações, como aceitação do produto, marketing, propriedade intelectual, contratos, fornecedores, métodos de fornecimento, capital, ponto comercial, enfim, são diversos pontos a serem observados pelo novo empreendedor.

Já em relação ao franchising tudo isso “já vem pronto”.

Em regra, grande parte das marcas têm conceitos plenamente testados em relação ao negócio e à marca antes de se tornarem franquias.

Ou seja, se você seguir o sistema que o franqueador implementou, estará no caminho para executar um negócio bem-sucedido.

Mas muita atenção ao escolher a sua franquia.

Infelizmente não é raro ver muitas marcas novas, que nem sequer foram minimamente consolidadas, virarem franqueadoras.

Nesse caso, se não quiser arriscar, mantenha-se longe.

2. Acesso a uma marca constituída

As melhores franquias do mercado já têm um sistema estabelecido, o qual é projetado para melhorar a produtividade geral e aumentar o potencial de vendas.

Ter um sistema comprovado já em vigor elimina as conjecturas e erros que normalmente um empresário comum enfrentaria e aumenta as suas chances de sucesso.

E, diante desse panorama, a imagem corporativa e a consciência da marca por parte dos consumidores já existirão e, muitas vezes, serão bem sólidas.

Até porque a fidelização é algo com um poder tremendo quando se trata de empreendedorismo.

Os clientes, em regra, ficam mais confortáveis em adquirir produtos e serviços dos quais já conhecem e confiam.

Em relação ao marketing, tudo já vem “pronto”.

O franqueador geralmente lida com todo o marketing e a publicidade por você.

Aliás, na mente do consumidor, a marca do franqueador se assemelha à reputação da própria empresa.

Assim, muitos franqueadores dão suporte contínuo para terem convicção de que os clientes estarão satisfeitos todas as vezes em que comparecerem à unidade do franqueado.

3. Concentração no negócio-fim

Ao optar por uma boa marca, você terá tempo para se concentrar em sua empresa.

Poderá, assim, negociar com clientes, treinar funcionários e projetar a franquia em uma determinada localidade, por exemplo.

É possível também realizar planos de crescimento ou de expansão, como adquirir uma nova franquia ou otimizar o modelo da loja.

Em relação à qualidade de vida, ter uma franquia inegavelmente “faz bem para a saúde”.

Não é exagero.

Não tendo que se preocupar com os diversos aspectos inerentes ao novo negócio, você terá mais tempo para cuidar de si mesmo e da sua família.

Além disso, ao adquirir uma franquia, em vista de contratos de exclusividade, por exemplo, você terá a convicção de que não terá que se preocupar com a concorrência, ao menos em relação ao mesmo franqueador.

Finalmente, ao se concentrar no seu negócio, a tendência é que você já garanta a sua aposentadoria para o futuro.

Segundo especialistas, com 5 a 10 anos de trabalho em uma franquia de qualidade, você já garante melhores condições financeiras e também possibilita a transferência do negócio para seus familiares ou para quem queira, caso algo lhe aconteça.

4. Maior grau de estruturação comercial

Comprar uma franquia existente em um sistema bem projetado pode eliminar grande parte do trabalho árduo: escolher um território, encontrar um local, negociar um contrato de arrendamento, encontrar empreiteiros confiáveis ​​para completar um build-out dentro do tempo e do orçamento, estabelecer relacionamentos de fornecedores etc.

Você também pode começar um negócio com pessoal treinado pelo franqueador.

Ademais, fazer parte de um sistema de franquia sempre oferecerá mais oportunidades para crescer no âmbito desse próprio sistema.

Obteve sucesso com uma franquia? Que tal expandi-la e ser proprietário de várias unidades de franquia?

Depois de ter uma franquia bem-sucedida aberta com um alto nível de estruturação comercial – o que envolve uma equipe de gerenciamento -, você pode concentrar todo o seu tempo na abertura de uma segunda unidade.

Lembre-se: quando você adquire uma franquia, compra um sistema – um método comprovado e completo para fazer negócios.

As franquias têm um sistema estabelecido no local que você deve seguir para distribuir os produtos ou serviços do franqueador usando as marcas ou serviço do franqueador.

Ter um sistema comprovado já em vigor elimina as conjecturas e erros que normalmente um empresário comum enfrentaria durante essas etapas.

Além de exercer algum controle sobre as operações de franquias e a adesão do franqueado às diretrizes da marca, o franqueador fornece ao franqueado liderança e suporte de franquia.

5. Absorção de experiência em know-how

Você sabe o que é know-how?

Know-how é, em suma, um conjunto de conhecimentos da praxe, todos com base na experiência do franqueador, que podem ser até mesmo “secretos” (leia-se “inacessíveis” para quem está “de fora”).

E se algo na vida não tem preço é o conhecimento.

Ao se tornar um franqueado, você tem a possibilidade de aproveitar toda a experiência do franqueador.

E, sim, você pode ser um líder forte, mas não um especialista no conceito de franquia e ainda encontrar sucesso.

Não se esqueça de que você terá acesso a dados comerciais importantes.

É possível, ainda, comparar o sucesso de outros franqueados, as tendências do mercado e realizar mudanças significativas para o seu negócio – e até mesmo no seu mindset.

6. Rateio de custos diversos

Como geralmente são diversos franqueados, o recurso compartilhado entre estes é menor.

Logo, o franqueador oferece tudo a um custo muito menor, uma vez que todos os custos são mantidos e pagos por todos os demais franqueados, ainda que de forma indireta.

Também é possível adquirir subprodutos ou matéria-prima em valores realmente mais atrativos, o que seria muitas vezes inviável ou pouco possível nos negócios tradicionais.

7. Participação em compras centralizadas

O enorme poder de compra de uma boa franquia certamente fará com que você economize dinheiro.

Um sistema de franquia maior é capaz de efetivamente unir o poder de compra de todo o grupo para alavancar descontos e benefícios dos vendedores, o que, por sua vez, beneficia cada franqueado individualmente.

8. Operações e métodos comprovados

Comprar uma franquia é muito diferente de começar um negócio do zero.

Uma vez que existe um sistema já estabelecido, há uma maior probabilidade de sucesso.

Se você investir em uma oportunidade de franquia que é comprovadamente lucrativa e seguir o sistema que o franqueador implementou, você estará no caminho para executar um negócio bem-sucedido.

9. Treinamento e suporte contínuos

A maioria dos franqueadores oferece um programa de treinamento para os franqueados e seus funcionários, geralmente realizado em seus escritórios corporativos ou até mesmo no local do ponto comercial.

O franqueador irá treiná-lo para atuar no franchising exatamente da mesma forma como as demais unidades funcionam, até para manter a identificação da marca, como já mencionamos acima, que é um item extremamente importante para o sucesso de um negócio.

Isso garantirá que você esteja gerenciando a sua empresa de forma eficiente e ajudará a eliminar erros comuns que um novo empresário geralmente enfrenta.

Também é possível acessar convenções, poder conhecer líderes empresariais, bem como ter a oportunidade de contribuir com novas ideias para melhorar a franquia como um todo.

Além disso, terá compartilhamento de experiências com outros franqueados, o que pode lhe ajudar a administrar seu negócio com mais precisão e de acordo com a realidade.

10. Acesso à gama de serviços do franqueador

Quando você compra uma franquia, nunca está sozinho.

Você sempre poderá apanhar o telefone e fazer perguntas ao franqueador ou mesmo a outros franqueados, ao menos se você tiver adquirido uma das melhores franquias do segmento que você escolheu.

Abrir uma franquia pode ser uma experiência que realmente vai mudar a sua vida.

Certifique-se de que é uma experiência positiva fazendo as diligências cuidadosamente antes de assinar um contrato.

Um sistema de franquia devidamente projetado e executado pode ser um método excepcional de expansão, mas sistemas de franquia que são mal projetados ou não são bem gerenciados devem ser evitados.

Jamais injete dinheiro em algo que não é sólido.

Neste caso, diante do risco, muitas vezes pode ser mais atrativo iniciar o próprio negócio.

Muitos empresários têm habilidades para administrar um negócio bem-sucedido existente, mas não têm experiência em tudo o que é necessário para que o negócio “vá de vento em polpa”.

Finalmente, em vista disso, caso você nunca tenha tido experiência com franquias ou com nenhum negócio, tente investir em um sistema de franquias que realmente lhe dê todo o suporte.

E estude. Parece exagero, mas quanto mais você souber sobre a sua área de atuação, melhores serão as suas chances, especialmente em momentos hostis.

[Total: 3    Média: 5/5]
Tags
Continuar Lendo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close