Como Fazer

Como Ganhar Dinheiro Vendendo Salada de Frutas

Em tempos em que o empreendedorismo está em alta e que as condições da economia causam preocupação à maioria dos brasileiros, é fundamental ser criativo e enxergar as oportunidades que se apresentam diante dos nossos olhos.

Com o calor característico de um país tropical e com a abundância de matéria prima em todas as regiões do país, uma das principais dessas alternativas tem sido ganhar dinheiro vendendo salada de frutas, um negócio que não exige grande investimento, que tem altíssima aceitação e que, de quebra, oferece mais saúde e qualidade de vida aos seus clientes.

Portanto, se você está pesquisando por formas de aumentar sua renda, que tal experimentar essa oportunidade, uma vez que cada estação do ano oferece inúmeras safras de frutas para os mais diversos gostos e bolsos?

Conhecendo o mercado de salada de frutas

Salada de frutas simples

Embora façam parte da mesa da grande maioria dos brasileiros, as frutas ainda são pouco consumidas no Brasil se levarmos em conta a sua extensão territorial e a quantidade de frutas típicas de cada estação e região.

Existem, nos mercados e feiras livres espalhados pelo país, uma infinidade de espécies de frutas com os mais diversos sabores, aromas e texturas, portanto, gaste alguns dias experimentando novas frutas, aprendendo mais sobre elas, sobre a melhor época para comprar, quando é feita a colheita, quais os benefícios que elas trazem à saúde, quais as principais vitaminas de cada uma delas, entre outras informações importantes.

Assim, bem informado, você será capaz de agregar algo muito importante quando for vender sua salada de fruta: conhecimento.

Você não estará vendendo apenas uma refeição rápida e saudável, mas também prestando um serviço aos seus clientes com as informações que colheu.

Pesquisar o gosto das pessoas da sua vizinhança, do seu trabalho e das redondezas também é uma estratégia interessante, pois assim você irá saber mais sobre o seu público-alvo.

Você pode ainda ousar e introduzir frutas exóticas no seu cardápio e na sua receita de salada de frutas. Dessa maneira, você irá expandir seu nicho de mercado.

Higiene e saúde

Para iniciar seu negócio de venda de salada de frutas, não é preciso muito investimento.

Você pode optar por iniciar com as frutas da estação, que em geral tem um preço bastante acessível por conta da grande oferta.

Além disso, você precisará ter embalagens higiênicas e práticas para transportá-las com facilidade, e, assim, aumentar a sua área de abrangência.

O cuidado na preparação das suas receitas de salada de fruta é essencial e é preciso que tenha alguns cuidados especiais, entre eles:

  • Utilizar apenas frutas frescas
  • Saber a procedência e a origem das frutas
  • Ser obsessivo com a higienização dos materiais usados no preparo
  • Escolher embalagens adequadas
  • Cuidar da estética e da apresentação da sua salada de frutas
  • Conhecer a validade de cada fruta e as possíveis combinações

Sua clientela certamente será muito exigente quanto à higiene e à aparência das frutas que você usa na sua salada.

Portanto, esteja sempre atento a isso, pois uma única embalagem mal higienizada ou com aparência desagradável poderá comprometer todo o seu negócio.

Invista em receitas de salada de frutas que você conhece

Receita de salada de fruta

Você pode optar por fazer uma salada de frutas sofisticada e com ingredientes refinados, mas, se optar por esse caminho, certamente terá muito mais exigências e poderá ter que elevar o valor final do seu produto, o que pode impedir que um número maior de pessoas busquem o que você oferece.

A dica, então, é começar com algo mais simples, como uma receita de salada de frutas que você conheça bem.

As receitas tradicionais, da vovó, são uma excelente dica e também uma tendência de mercado, já que essas receitas de salada de frutas, por exemplo, carregam consigo anos de história e tradição.

Você pode, ainda, fazer uma salada de frutas de que você goste, com a combinação que conheça e com ingredientes escolhidos por você.

Assim, você também irá criar um diferencial e seu produto não será apenas “mais uma salada de frutas”, e sim “a sua salada de frutas”.

Você pode, inclusive, batizar cada uma das receitas de saladas de frutas com um nome sugestivo ou peculiar, e, assim, fixar a identidade do seu produto na cabeça dos seus clientes.

Facilite o transporte e o acesso ao seu produto

Estipule qual o raio de ação e disponibilize aos seus clientes um serviço de entrega, que pode ser feito a pé, de bicicleta ou de automóvel, dependendo da distância.

Agregue as características desse serviço de entrega ao seu produto, criando opções para que o potencial de clientes aumente e assim, você possa atingir cada vez um número maior de pessoas.

Enfim, seja criativo e veja a venda de sua salada de frutas como um negócio, que demanda planejamento, estratégia, e, principalmente, qualidade em todas as etapas de produção, desde o momento em que a fruta sai da banca da feira até o consumo do cliente.

Divulgação é a alma do negócio

Como vender salada de frutas

Como seu negócio está no início, é fundamental que encontre todas as maneiras possíveis de divulgar a sua salada de frutas.

Comece pelos familiares e vizinhos, ofereça pequenas porções gratuitas para que eles possam experimentar e comprovar o sabor e a qualidade.

Atualmente, uma das formas mais eficazes de divulgação de produtos e serviços é utilizar as redes sociais.

Portanto, faça fotos caprichadas das suas saladas de frutas e as poste nas redes sociais.

De preferência, já indique o seu contato e como os seus clientes podem te encontrar.

Estratégias de divulgação tradicionais como cartazes, panfletos e cartões ainda funcionam bem para negócios locais, mas, da mesma forma, capriche na arte e nas fotos, pois, como sabemos, todos nós “comemos pelos olhos”, então as imagens devem ser realmente deliciosas e deixar as pessoas com água na boca.

Agora que você já viu algumas das principais providências necessárias para começar a vender sua salada de frutas, o próximo passo é planejar cada etapa conforme vimos aqui.

Com certeza, em pouco tempo, essa será uma opção muito rentável, que exigirá pouco capital inicial e que será muito bem recebido pelo público, uma vez que não há nenhum tipo de restrição, além de ser saudável, saboroso e nutritivo.

[Total: 4    Média: 3.3/5]
Tags
Continuar Lendo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close