EmpreendedorismoListas

10 Hábitos Que Podem Arruinar a Sua Produtividade

Um bom empreendedor está sempre ocupado, focado em resultados e obstinado a alcançar o sonhado sucesso. Enquanto isso, ainda faz parte de um mundo em que o volume de informação e de tarefas é cada vez mais alto. Nesse cenário, falar em produtividade sempre é importante.

Os grandes inimigos da produtividade na vida de um empreendedor são os hábitos ruins. Ficar mal acostumado, seja lá por qual motivo, é a maior sabotagem de quem quer que o trabalho renda e que o sucesso venha.

Alguns dos principais maus hábitos dos quais os empreendedores são vítimas tem a ver com práticas de trabalho, enquanto outros tem a ver com a vida pessoal. De qualquer jeito, eles devem ser evitados caso o objetivo seja uma produtividade impecável.

Internet sem limites

Pesquisas mostram que demoramos 15 minutos consecutivos para nos concentrarmos definitivamente em uma tarefa. A partir desse tempo, entramos em um estado em que o trabalho fui mais naturalmente, desde que não enfrente grandes distrações.

A internet, nesse caso, pode surgir como uma dessas distrações que matam sua produtividade e seu ritmo de trabalho.

Parar o que está fazendo para checar o feed do Facebook, ler e responder alguma mensagem ou atualizar uma página de notícias pode atrapalhar e são práticas que devem ser evitadas.

Experimente focar na mesma tarefa durante 30 minutos consecutivos sem que a internet te distraia e você verá a diferença no resultado do seu trabalho.

Multitarefas

É comum valorizarmos nas empresas os profissionais chamados multitarefas, que executam várias ações ao mesmo tempo. Mas essa habilidade, na prática, pode ser perigosa.

Dividir sua atenção em tarefas demais ao mesmo tempo pode prejudicar a execução de alguma – ou de todas – elas.

Tente fazer uma coisa de cada vez e avalie o resultado. Provavelmente, dedicando a atenção certa, sua tarefa será cumprida com mais precisão.

Perfeccionismo

Buscar a perfeição e a excelência em nosso trabalho é perfeitamente normal. Queremos que tudo seja executado da melhor forma possível e essa ideia nunca estaria errada. A não ser que isso vire uma obsessão, é claro.

Pessoas perfeccionistas demais podem ser prejudicadas ao “travar” diante dos próprios erros. Quem almeja sempre a perfeição e nada além disso, pode ter a produtividade prejudicada por perder tempo descartando ideias “imperfeitas” ou refazendo e editando a mesma coisa incontáveis vezes.

Mania de reuniões

Marcar uma reunião não pode ser uma mania das mais recorrentes na vida de um empreendedor. Tente resolver pendências e tomar decisões sem desprender tempo demais em reuniões.

Reuniões gastam tempo e esforço das pessoas, duas variáveis que devem ser respeitadas e ter uma gestão equilibrada para que consigamos render mais.

Deixar tarefas difíceis para depois

Procrastinar com as tarefas mais difíceis é uma solução comum e bastante equivocada. Quando realizamos todo o trabalho mais fácil primeiro, a motivação para enfrentar os maiores problemas fica em níveis baixíssimos.

Equilibre tarefas de dificuldades variadas ao longo do seu dia. Se possível, também procure encarar desafios maiores logo pela manhã, quando seu corpo estiver mais descansado e a mente mais “fresca”.

Responder rápido demais

Uma caixa de emails cheia de mensagens a serem abertas é uma cena desesperadora, certo? Sim, mas não pense que responder emails assim que eles chegam deve ser um hábito aceitável.

Responda cada mensagem de acordo com a prioridade do assunto dela e respeite seu próprio tempo enquanto faz isso. Responder rápido demais pode interromper tarefas que já estavam em andamento e comprometer assim a produtividade.

Deixar o trabalho atrapalhar o sono

Na vida de um empreendedor, seu negócio e suas ideias valem muito, sim. Diante disso, porém, não vale deixar que o trabalho interfira em aspectos básicos da sua vida e saúde.

Dormir pouco, dormir mal e levar o trabalho noite adentro são péssimos hábitos que comprometem sua saúde física e mental, além de atrapalhar na produtividade ao causar desconforto e cansaço no dia seguinte.

Comendo errado

Alimentação é coisa séria e afeta nossa produtividade diretamente. No dia a dia de um empreendedor, é comum comer rápido demais, comer “qualquer coisa” e abusar de alimentos ruins cheios de açúcar, por exemplo.

Evite todos esses hábitos e o resultado, além de uma melhoria óbvia na saúde, será mais disposição para encarar o trabalho e render mais.

Horários muito irregulares

Pensando tanto no trabalho quanto na vida pessoal, horários desregulados fazem mal para o corpo e para a mente.

Nosso corpo precisa se acostumar, dentro do possível, a horários de trabalho controláveis, para atingir um equilíbrio entre produtividade e disposição física.

Não adianta querer virar uma noite trabalhando se no dia seguinte seu relógio biológico ficará comprometido e todos os seus horários “bagunçados”.

Obsessão pelo tempo

Que a pressa é inimiga da perfeição todo mundo sabe. Deixar o tempo tomar conta da sua cabeça, então, não é nada recomendável.

Realize suas tarefas com prazos razoáveis, sem parar para conferir o relógio toda hora. Você ficará mais concentrado e produzirá mais e melhor.

Todos esses hábitos são mais facilmente evitáveis do que pode parecer. Seja no dia a dia ou no horário de trabalho, melhorar esses 10 aspectos da vida te ajudará a encontrar equilíbrio, a produzir mais e, consequentemente, a viver melhor.

Coloque em prática hoje mesmo e os resultados logo virão.

[Total: 0    Média: 0/5]
Tags
Continuar Lendo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close