ListasMarketing

Técnicas de Vendas: 5 Dicas Para Melhorar a Sua Performance

Todo o empresário ou vendedor que desejar obter um bom desempenho recorrente, ainda mais em um clima econômico crítico como o atual, precisa aprender técnicas de vendas que de fato funcionem e agreguem valor ao negócio.

Vender é uma arte delicada que envolve saber atrair o cliente, chamar sua atenção, propor a oferta de modo que ele entenda que de fato ela é proveitosa, e que, no final das contas, o custo-benefício será real e duradouro.

Parece fácil e simples, mas hoje em dia não basta apenas ter uma boa conversa.

Para ter sucesso empreendendo é preciso conhecer o que o cliente deseja a fundo, bem como a sua dor, para que assim essa necessidade possa ser atendida através do seu produto ou serviço.

5 técnicas de vendas infalíveis

#1. Não fique parado

Ter o seu produto na prateleira ou serviço em outdoors nas ruas, não é nenhuma garantia de fechamento de vendas diárias, ainda que existam interessados.

Depois do marketing, ou seja, de expor o seu produto ou serviço e torná-lo conhecido pelo mundo a fora, chega a hora da negociação.

O cliente quando chega ao seu estande, loja ou empresa é porque busca algo, mesmo que ele diga: “Estou apenas olhando”…

De fato, ele está ali para observar, mas foi em sua direção porque o que realmente eles está pensando é “compro ou não compro?”.

Sozinho, junto às suas dúvidas, muitas vezes ele acaba desistindo porque não encontrou razões suficientes para realizar o investimento necessário.

É aí que você surge! O vendedor, para solucionar todas as objeções do potencial cliente. Todos sabemos que você quer vender, entretanto uma venda nunca é realizada sem esforço, sem mostrar sua eficiência e valor.

#2. Abordagem correta

A famosa pergunta “Posso ajudar?” é insuficiente e ineficaz. O vendedor precisa ser criativo, otimista, ter uma abordagem diferenciada e vivaz.

O que isso quer dizer?

Claramente você dirá e deve dizer mesmo: “Bom dia, boa tarde ou boa noite”, junto a um sorriso largo no rosto, que é o primeiro convite. Quem não aprecia essa energia de boas-vindas?!

Tratar bem o potencial cliente é como abrir apenas a brecha de uma porta. Você ainda não pode passar por esse limitado espaço, mas conseguirá aos poucos.

#3. Entenda as necessidades do cliente

Se sua loja vende materiais de construção, obviamente aquele visitante está em busca desse tipo de materiais. Se sua loja é de cosméticos, aquela pessoa certamente procura maquiagem, perfume ou outros produtos de beleza.

Você já conhece o perfil, precisa apenas saber que direcionamento seu cliente quer. O que ele precisa? Martelo, fita, sombra, batom?

Depois de identificar seu real interesse, saiba argumentar após uma abordagem simpática.

Chegou a hora de explicar mais sobre o produto que está vendendo:

  • Para que serve?
  • Qual o valor?
  • Qual a garantia?
  • De quanto é a vida útil?

Outro detalhe essencial nesse sentido: Ao oferecer um produto, jamais diga: “Gastar, custo, a longo prazo, vai perder a promoção e etc.”, essas palavras tendem a transmitir certa insegurança ao cliente.

Ele não quer gastar dinheiro, ele quer usufruir do bem, e ao mesmo tempo sentir que aquilo lhe foi útil e compensatório.

Ele não quer passar meses pagando um produto, mesmo que parcele. A proposta pode não ser interessante, ainda mais se o valor for muito alto.

E definitivamente ele não quer perder nada. Por que sugerir que de alguma forma ele perderá? Há formas melhores de se utilizar o gatilho mental da escassez.

Vender trata-se de tocar nas emoções, de estimular, caso contrário o cliente irá sair pela porta e nunca mais voltar.

#4. Explique os benefícios da oferta

Ninguém vai comprar algo se não for interessante para si.

Por mais que você diga todos os benefícios que seu produto seja capaz de oferecer, ainda sim a pessoa pode pensar: “esse cara tá apenas tentando me convencer”. E agora?

Agora você associará provas aos seus argumentos, de modo que sua oferta tenha embasamento, e assim, transmita a segurança da qual o cliente necessita.

Lembre-se sempre de utilizar frases de ligação como:

  • Serve para…
  • Muito útil para quem deseja…
  • Eficiente quando usado…
  • Traz grandes vantagens para o senhor, já que…

#5. Facilite a compra

Depois de atrair, envolver, apresentar o produto ou serviço e negociar/convencer/persuadir, falta apenas uma etapa: o fechamento.

Ofereça opções:

  • Deseja pagar no cartão ou ter desconto de 5% à vista?
  • Prefere buscar ou deseja que o enviemos para sua casa de graça?

Facilitar a compra significa propor situações alternativas que sejam capazes de tornar o ato de pagamento ou entrega mais cômodo.

Como deve ter notado, existem algumas técnicas de vendas simples que, se seguidas, irão ajudá-lo a gerar ainda mais resultados. O ponto principal, contudo, é focar no que o cliente verdadeiramente precisa.

[Total: 1    Média: 5/5]
Tags
Continuar Lendo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock foi Detectado

Please consider supporting us by disabling your ad blocker