Marketing

Promotor de Vendas: O Que Faz e Qual é a Sua Importância?

Um promotor ou promotora de vendas é o profissional responsável por divulgar e promover uma determinada oferta.

Quem trabalha nesse ramo sabe a grande responsabilidade que é conquistar um cliente e torná-lo fiel ao um produto ou serviço.

Geralmente, um promotor de vendas é encontrado em supermercados, lojas, estandes de rua e ambientes comerciais.

Sabe quando você vai às compras e um(a) representante de um determinado produto oferece uma degustação grátis?

Pois é, eles são promotores de vendas.

Leia o restante do artigo e conheça mais sobre a profissão de promotor de vendas.

As responsabilidades do promotor de vendas

Imagine que uma marca, após algumas análises, tenha percebido que a quantidade de vendas em determinada região encontra-se aquém do esperado.

Uma das melhores maneiras que as empresas, em geral, encontram para estimular as vendas naquele local é promovendo seus produtos por meio de promotores de vendas, que ficam responsáveis por mostrar aos prospectos a qualidade e os benefícios de utilizarem os seus produtos.

É possível notar que dois dos seus objetivos principais envolvem:

  • Aumentar a quantidade de vendas de um produto; e
  • tornar a marca ainda mais conhecida no mercado.

Esse representante comercial então terá a missão de abordar as pessoas e fazê-las se interessarem pelo produto que está promovendo.

É válido também mencionar que essa técnica é muito utilizada tanto por grandes empresas, quanto por aquelas recém surgidas no mercado.

Entretanto, essa não é a única função de um promotor ou promotora de vendas.

Ele também poderá atuar analisando alguns aspectos relacionados aos produtos fornecidos por seus concorrentes, como valores, promoções e variedades.

A criação de um cargo para essa função oferece muitas vantagens para uma empresa, já que ela poderá analisar o nicho onde está posicionada ainda mais de perto, podendo, inclusive, entrevistar os compradores de produtos semelhantes, perguntando-lhes sobre suas preferências, e,  assim, realizar as mudanças necessárias de forma que ela possa atender, da melhor forma, o seu público.

O que mais um promotor de vendas costuma fazer?

Verificação de estoque, vendas e reposição

O promotor de vendas pode, e deve, ter um relatório da quantidade de produtos que os clientes levaram após degustação, bem como repor os produtos nas prateleiras, caso haja necessidade.

Sua função também inclui negociar um ponto estratégico para permanecer e assim ser capaz de atrair ainda mais clientes para obter uma maior conversão.

Dúvidas técnicas e atendimento direcionado

O cliente pode não saber, por exemplo, como utilizar determinado acessório ou aparelho, então faz parte da função do promotor de vendas mostrar o seu funcionamento.

O objetivo principal de qualquer atitude que um promotor de vendas venha a tomar deverá sempre estar associada a um acréscimo no número de vendas, bem como num melhor posicionamento da marca frente aos consumidores.

Como se tornar um bom promotor de vendas?

Não é necessário falar que quanto maior forem os seus resultados de um promotor de vendas, melhor também será para si, uma vez que se tornará reconhecido pelo aumento do faturamento da empresa, podendo, inclusive, participar da participação de lucros da empresa.

Para obter êxito nessa profissão, faz-se necessário algumas atitudes:

Planejamento – Quantos PDVs (pontos de venda) serão necessários que o promotor de vendas visite diariamente? Quanto tempo precisará permanecer em cada um deles? O que será preciso fazer em cada local?

Um bom planejamento é de suma importância para que se possa desenvolver um trabalho de qualidade.

Lista de tarefas – Tenha em mãos um checklist para tornar o trabalho mais otimizado e, assim, não esquecer nada importante.

Ter uma lista de tarefas facilitará todo o processo, já que antes de sair do local, o promotor de vendas poderá verificar se todos os objetivos foram alcançados e executados conforme solicitado pela empresa.

Tecnologia – A tecnologia é capaz de melhorar consideravelmente a comunicação entre o representante do PDV e a sede da empresa.

Por meio de um aparelho com conexão à internet, seja um tablet ou smartphone, é possível se comunicar, em tempo real, com um gerente responsável e mantê-lo atualizado sobre as ofertas da concorrência e resultados que estão sendo obtidos através da campanha.

Gostou de saber mais sobre as funções de um promotor de vendas? Deixe um comentário abaixo e continue acompanhando o Geração Empreendedora.

[Total: 4    Média: 5/5]
Tags
Continuar Lendo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close