Como FazerUncategorized

Como Abrir uma Empresa de Consultoria Empresarial

Como montar uma empresa de consultoria

O mundo dos negócios vive passando por revoluções constantes, criando novas oportunidades e gerando negócios inéditos.

Nos últimos anos, uma atividade em especial vem crescendo e ganhando destaque no cenário brasileiro: a consultoria empresarial.

O sentimento de empreender é uma característica comum a quase todo brasileiro.

O sonho de ter seu próprio negócio muitas vezes é líder nas estatísticas de pesquisas sobre o grande desejo profissional.

A ideia de não ter mais chefe (e sim ser o próprio chefe) é realmente tentadora.

O problema é que na ânsia de ser dono do próprio negócio, muitos se esquecem de fazer uma análise prévia e ter certeza de um cenário favorável para o crescimento.

Não por acaso, muitas das micro e pequenas empresas brasileiras não atingem três anos de vida.

Esse cenário de despreparo, contudo, gera uma grande oportunidade para atuação das empresas de consultoria.

O que é consultoria empresarial?

O que é Consultoria Empresarial?

A consultoria nada mais é do que uma prestação de serviço onde um profissional (ou um conjunto deles) de bom conhecimento sobre determinada área oferece ao mercado a possibilidade de realizar análises de acordo com as necessidades do seu cliente e, em meio aos problemas que o levaram a recorrer à consultoria, propor um plano de ações e sugestões para a tomada de decisão.

Se a definição formal parece complexa, trata-se de um “conselheiro qualificado”, ou seja, alguém que conhece muito de um assunto e tentará orientar através de conselhos e recomendações a tomada de decisão de uma empresa que contrata os seus serviços.

Geralmente os consultores são pessoas especializadas com o assunto em questão e preparados para resolução de problemas e conflitos.

Isso é natural na medida em que uma empresa que vai bem dificilmente recorrerá aos serviços de um consultor.

Na enorme maioria das vezes os clientes serão donos de empresas com problemas financeiros ou organizacionais que necessitam de solução – e não raras em estado crítico.

Relacionado: O que é Coaching e Como Você Pode se Beneficiar Dele

Como abrir uma empresa de consultoria: escolhendo o ramo de atuação

Uma vez que o profissional opte pela abertura de uma consultoria empresarial, alguns passos devem ser seguidos para a garantia de sucesso.

O primeiro e fundamental é escolher o ramo de atuação da empresa de consultoria.

Muitas pessoas pensam que quanto mais aberto for o seu negócio, melhor. Esse pensamento é um erro grave.

Querer abraçar o mundo não é melhor caminho para conseguir clientes.

Um profissional especialista em finanças não necessariamente será bom também em gestão de pessoas e recursos humanos.

Querer atender clientes que estão com dificuldade em contratações parece interessante, mas sem a qualificação necessária a consultoria empresarial perde qualidade e, no final, a reputação por bons serviços será determinante nessa área.

Portanto, o ideal é escolher um assunto que realmente seja de domínio e especialidade do profissional.

Como abrir uma empresa de consultoria: montando o escritório

Após determinar o nicho de atuação é preciso direcionar os esforços para a estrutura física do negócio, ou seja, determinar o local de instalação e os equipamentos necessários.

Uma característica interessante da consultoria empresarial é que a estrutura física nem sempre será primordial como em outros tipos de estabelecimento já que muitas vezes as reuniões com os clientes serão na empresa deles – afinal, assim é muito mais fácil entender os funcionamentos internos e como ajudar.

Por outro lado, também é importante ter uma sede para receber os clientes para uma primeira visita.

Estar posicionado próximo aos grandes centros comerciais e financeiros será importante pela facilidade de acesso.

Internamente, o conforto e a imagem profissional são os pontos mais importantes.

Uma sala para reunião e móveis de qualidade são essenciais, assim como uma sala de espera com conforto para o cliente caso ele precise esperar.

Não se deve esquecer também dos detalhes, como banheiro e recepção.

Como abrir uma empresa de consultoria: legalizando o negócio

Ao prestar serviços para os clientes, a empresa precisará constituir pessoa jurídica e possuir um CNPJ.

Além disso, deverá realizar registro em alguns órgãos para estar regularizada antes da sua abertura oficial: Junta Comercial, Secretaria Estadual de Fazenda, Entidade Sindical Patronal, Caixa Econômica Federal (INSS e FGTS dos seus funcionários contratados) e Corpo de Bombeiros Militar (para obtenção do alvará de funcionamento).

Importante também verificar o local onde está instalada a empresa sobre irregularidades, evitando assim problemas posteriores de regularização.

Qual o investimento inicial para abrir uma empresa de consultoria empresarial?

Consultoria Empresarial
Investimento para montar uma empresa de consultoria

O valor a ser desembolsado na abertura de uma empresa de consultoria dependerá de uma série de fatores.

Por exemplo, se o profissional já tem o local da estrutura física não precisará gastar com aluguel, assim como os demais equipamentos.

Desta forma é difícil dimensionar em valores o quanto será necessário para iniciar a empresa de consultoria empresarial.

O que é possível fazer é resumir tudo que precisará ser considerado e cada empreendedor julgará o que será preciso investir ou não de acordo com a sua realidade.

  • Imóvel: se possuir um local próprio para instalação do negócio, esse custo não deverá ser considerado (exceção ao que é relativo a ele, como o IPTU). Em casos que o imóvel precise ser adquirido, o ideal é buscar um aluguel do que a compra inicialmente já que o investimento é muito menor e ainda permite a mudança de planos sobre a localização sem grandes problemas. Não se pode esquecer das despesas mensais como luz, água e telefone para o cálculo dos custos.
  • Documentação: não são grandes valores, mas os registros nos órgãos competentes e a obtenção de um CNPJ possuem taxas e tarifas que deverão ser arcadas pelo proprietário.
  • Custo de pessoal: a menos que inicie sozinho, o profissional precisará contratar alguns funcionários. Recepcionista e limpeza estão na lista do básico para começar. O valor deve contemplar salários, benefícios e impostos.
  • Móveis e materiais: computador, papéis, mesa, canetas. Tudo isso precisa estar à disposição para que o trabalho possa ser exercido com qualidade.
  • Capital de giro: é sandice acreditar que desde o primeiro dia de abertura a empresa de consultoria terá fila de clientes interessados nos serviços. O começo é duro e precisa de capital de giro para garantir o funcionamento e sobrevivência até que o negócio se consolide.

Divulgação da empresa de consultoria empresarial

A inauguração não é o marco final do processo de como abrir uma empresa de consultoria. É preciso divulgar para que as pessoas saibam da existência da nova organização que se formou.

Os amigos do proprietário podem ajudar no boca-a-boca inicial, porém investir em ações de marketing serão importantes para o crescimento e desenvolvimento de novos clientes.

[Total: 1    Média: 5/5]
Tags
Continuar Lendo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock foi Detectado

Please consider supporting us by disabling your ad blocker