Empreendedorismo

O que é Coaching e Como Você Pode se Beneficiar Dele

O termo ‘Coaching’ tem sido bastante utilizado nos dias atuais, porém muitas pessoas ainda não conhecem o seu significado.

Esta palavra está relacionada principalmente com assuntos referentes à carreira ou gestão empresarial, e sua definição nada mais é do que – literalmente – treinamento.

No entanto, o ‘Coaching’ vai muito além do seu real significado. Neste caso, usamos o termo para representar uma metodologia que tem como finalidade auxiliar uma ou mais pessoas a atingirem uma mudança de modo que elas queiram e em direção ao objetivo que desejam.

Em outras palavras, é um tipo de treinamento que oferece alternativas de posicionamento em estratégias pessoais para assim alcançar diferentes metas possíveis.

A origem do ‘Coaching’

A palavra, em si, deriva do termo ‘Coche’, originado na Europa e muito utilizado na época da Idade Média para se referir aos cocheiros ou aqueles que guiavam carruagens.

Apenas em 1850 que passou a ser atribuída a professores e mestres de universidades, e, principalmente, tutores ou responsáveis em auxiliar os estudantes nas preparações de testes e exames diversos.

A expressão como conhecemos hoje foi usada pela primeira vez em 1950 para descrever uma habilidade de gerenciamento de pessoas.

A partir daí foram inseridas as primeiras técnicas de desenvolvimento pessoal e humano, ressaltando as competências de cada indivíduo e relacionando a um processo contínuo.

No ano de 1960, em Nova Iorque, um programa educacional introduziu pela primeira vez as habilidades de Coaching de Vida (Life Coaching).

Logo depois, esse programa foi também para o Canadá, onde ganhou melhorias com a introdução de técnicas e ferramentas para a solução de problemas e conflitos.

Nesse momento, o ‘Coaching’ começou a ganhar mais força dentro do ambiente empresarial, e, na década de 80, sua utilidade se mostra mais significativa em programas de liderança.

Surge aí o conceito de Coaching Executivo, tornando-se uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano pessoal e profissional, utilizado até hoje por grandes lideres em suas corporações.

Aqui no Brasil, o Coaching apareceu na década de 70 por meio de associações esportivas e só depois entrou para o mundo dos negócios, ainda mantendo seu significado original: de “conduzir” pessoas para uma fase mais avançada de suas vidas.

Como funciona o coaching

O que é Coaching

Por meio de treinamentos, o Coaching orienta pessoas e empresas a se aprimorarem de maneira rápida e eficiente, gerando assim melhores resultados.

Através de um acordo feito entre o coach (profissional) e o coachee (cliente), o coach auxilia e apoia o cliente na busca de realizar um objetivo, traçando metas que levam o coachee (motivado) de encontro ao objetivo estabelecido dentro do processo de coaching, atividade esta que é trabalhada por meio da aplicação de um conjunto de técnicas com base em competências e habilidades específicas.

Ou seja, ele foca no desenvolvimento do indivíduo e suas habilidades, visando favorecer o aperfeiçoamento e evolução do aprendizado e amadurecimento emocional, tendo resposta em diversos aspectos, como o melhoramento dos processos decisórios, planejamento estratégico, designação de tarefas, entre outras.

Qual a função de um Coach?

A função do Coach se resume no trabalho de apoiar a pessoa em todos os níveis do processo de tornar-se quem ela quer ser e ser o melhor que ela pode.

Isto é, orientá-la para que aprenda por si mesmo.

Ele oferece o que é necessário para que se torne descobridora do próprio desenvolvimento e consiga obter seu próprio feedback .

Por que o Coaching faz tanto sucesso?

O coaching funciona como uma ferramenta que o profissional dispõe para ajudá-lo em sua busca pelo sucesso pessoal e empresarial.

O que faz do Coaching um grande sucesso atualmente entre o ramo empresarial é sua capacidade em solucionar problemas e estabelecer metas, desta forma atingindo altos índices de resultado.

Além disso, ter um profissional que auxilie, encoraje e ajude é de suma importância para os executivos que constantemente precisam lidar com grandes mudanças e pressões.

Outro ponto que transforma o Coaching num sucesso é o profissional que o aplica, o qual necessita de uma série de atributos e habilidades, como:

  • Planejamento;
  • Comunicação;
  • Motivação;
  • Visão Sistêmica;
  • Ética e Caráter;
  • Transformação.

Estas características fazem do profissional, o Coach, alguém apto para auxiliar empresas e pessoas e tornam o processo mais efetivo.

Os tipos de Coaching

Atualmente, ele é dividido em dois tipos: o Coaching Profissional e Coaching Pessoal, cada qual com objetivos bem específicos e metodologias próprias.

O Coaching Profissional (ou Formal) tem como foco a mudança na empresa ou em um grupo de colaboradores.

O processo se dá aplicando técnicas, metodologias e ferramentas de coaching através de profissionais qualificados que promovem seções e encontros formais para a aplicação das técnicas.

O Coaching Pessoal (ou Informal) diferencia-se por dar foco ao desenvolvimento individual, favorecendo mudanças no âmbito da pessoa.

É um processo recomendado para quem deseja promover alterações de comportamentos e hábitos que possam estar limitando o desenvolvimento e aperfeiçoamento do indivíduo, tanto a pessoal quanto a empresarial.

Cursos de Coaching

Atualmente existem diversos cursos no Brasil para as mais diversas áreas, então é importante pesquisar antes para saber qual satisfaz mais as suas necessidades.

Além disso, conhecer a empresa e o histórico de seus profissionais é interessante para escolher um bom lugar e também para que tenha um bom aproveitamento do curso.

[Total: 1    Média: 5/5]
Tags
Continuar Lendo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close