Como Fazer

Lanches Naturais: Uma Excelente Opção de Negócio

Lanches Naturais Para Vender: Uma Excelente Opção

O ramo de alimentação é, sem dúvidas, um dos mais estáveis no país, pois independentemente de como esteja a situação financeira das famílias, cuidar da alimentação é um item essencial e que é responsável por boa parte do orçamento doméstico.

Sendo um ramo seguro para investir, é cada dia maior o número de empreendedores que se dedicam a essa atividade, em seus diversos nichos.

Com o acesso maior das pessoas à informação e ao conhecimento, uma tendência tem sido agregada a esse mercado: a do estímulo ao consumo de alimentos saudáveis.

Diante desse cenário, a comercialização de lanches naturais vem ganhando cada vez mais espaço, pois contempla ambas as demandas e se configura como uma excelente oportunidade de negócio, sem a necessidade de altos investimentos em maquinário, equipe e insumos, e podendo ser iniciado em casa com algumas adequações.

Lanches são uma unanimidade nacional

lanches-naturais-2

Recentemente, com o crescimento do mercado de food trucks, as opções de lanches, de gastronomia e de pratos gourmet cresceram muito no Brasil, e o sucesso desse segmento reforça um gosto quase unânime dos brasileiros: comer fora de casa, mesmo que seja sazonalmente.

Nas cidades do país é possível encontrar quiosques e trailers que fornecem os mais diversos tipos de lanche, desde os tradicionais até aqueles que contam com receitas exclusivas.

Na esteira desse crescimento, os lanches naturais notadamente mais saudáveis e nutritivos também tem conquistado espaço e caído no gosto do público em geral.

O lado negativo dos lanches tradicionais, gordurosos e feitos à base de produtos industrializados é a questão da saúde, já que, comprovadamente, esses tipos de alimentos colaboram para o aumento do peso, do colesterol e outros prejuízos de médio e longo prazo.

Isso corrobora ainda mais para o crescimento do nicho de lanches naturais e refeições mais balanceadas, que alimentam sem deixar de lado a saúde e a qualidade de vida.

Receitas exclusivas e originais fazem toda a diferença

Receitas exclusivas de lanches naturais

A escolha dos ingredientes é fundamental para que os lanches naturais que o empreendedor pretende colocar no mercado tenham boa aceitação.

Além de primar pela qualidade e pela origem dos produtos, é preciso levar em conta as calorias de cada um deles e optar sempre que possível por produtos nutritivos e saudáveis, sem deixar de lado o sabor dos lanches preparados.

Para começar na atividade é possível escolher alguma receita familiar ou bem conhecida, apostando em lanches naturais que os clientes já conheçam e gostem.

Pesquisar produtos e novas receitas também é fundamental, já que a inovação é uma palavra chave nesse processo de conquista de mercado, pois muitas pessoas gostam de experimentar novas receitas e saborear novos pratos.

O modo de preparo também é fundamental, principalmente em lanches naturais, onde a manipulação ou processo equivocados podem alterar as características do lanche.

Na internet, nos livros de receita ou ainda nos arquivos de família é possível encontrar diversas opções saborosas e nutritivas, desde as mais triviais e conhecidas, até as mais exóticas e sofisticadas, ficando a cargo do empreendedor fazer suas escolhas a partir do seu plano global de negócios.

Divulgação e distribuição

Distribuição de lanches naturais

Esses dois itens também devem ser levados em conta, pois, do contrário, a possibilidade de acúmulo de estoque e, consequentemente, o prejuízo serão maiores.

Equilibrar a produção de acordo com a demanda é fundamental, principalmente em se tratando de produtos naturais, que têm prazo de validade bem curto.

Em relação à divulgação, o ideal é iniciar com os familiares, vizinhos e conhecidos, já que esse tipo de divulgação não demanda grandes investimentos, e em geral costumam ser muito eficientes.

Outra estratégia é a de utilização dos recursos tecnológicos disponíveis atualmente, como as redes sociais e a interatividade na internet, já que o público está constantemente conectado e atento às novidades nos mais diversos setores.

A questão da distribuição também é importante, principalmente se mais uma vez lembrarmos que os lanches naturais são perecíveis e precisam chegar inteiros e com excelente aparência até o consumidor final.

Sendo assim, é preciso que o empreendedor tenha cuidado na escolha das embalagens e também na maneira de transportar seus produtos para que a qualidade seja mantida em todas as etapas desse processo.

Em ambos os itens o ideal é que o empreendedor faça a adequação das necessidades a partir dos seus recursos disponíveis, ou seja, se não tiver a possibilidade de entregar um produto impecável em locais distantes, é preferível centralizar a entrega em sua própria residência para garantir que o produto esteja em plenas condições de ser consumido.

Vender lanches naturais – um projeto de longo prazo

Receita de lanche natural para vender

Como vimos, o mercado de vendas de lanches naturais é muito promissor, logo é fundamental que o empreendedor tenha um planejamento adequado, pois é quase certo que o negócio irá prosperar.

E para acompanhar esse crescimento e poder expandir a atividade, que é o objetivo de todo empresário, cada etapa deve ser minuciosamente planejada e executada.

A primeira dica é começar com os pés no chão, ou seja, de acordo com as suas possibilidades.

Como já vimos, não é racional produzir uma grande quantidade se não há logística de armazenamento e de distribuição compatíveis, pois nesse caso, o prejuízo será certo.

O ideal é produzir e comercializar toda a produção, deixando aquela sensação nos clientes de que no dia seguinte ele precisa encomendar antes o produto para que possa usufruí-lo.

Além desse cuidado, é vital para quem pretende vender lanches naturais ter uma verdadeira obsessão com a higiene e a qualidade, pois, afinal, muitos produtos serão servidos crus e isso requer muito mais cuidado.

A forma de transportar, armazenar e conservar também serão um diferencial, e cada detalhe conta muito nesse processo de construção da sua marca.

À medida que os negócios prosperam, é preciso planejar os próximos passos: aumentar a produção, a equipe de colaboradores, incrementar o cardápio com novos lanches naturais, expandir as entregas e a área de abrangência, enfim, cuidar de cada item, revisá-los com frequência e fazer as adequações necessárias.

Assim, cada passo será dado de acordo com as possibilidades, fazendo com que o negócio de vender lanches naturais seja sólido e próspero, e o que começou como uma atividade apenas para obter uma renda extra pode vir a se tornar uma franquia de sucesso em pouco tempo.

Mais do que vender um produto, preste um serviço

Receitas de lanches naturais para vender

Sabemos que o atendimento é um diferencial entre o sucesso e o fracasso, e nesse ramo a exigência é ainda maior.

Imagine que você elaborou um prato exclusivo, com ingredientes pouco usuais, e ao receber seu cliente, ele o interroga sobre a origem dos ingredientes e a forma de preparo.

É nessa hora que você irá perceber que você não está apenas vendendo um produto saudável, que mata a fome e satisfaz o paladar.

Você está na verdade prestando um serviço, mostrando um novo ingrediente, explicando um novo processo de preparação, e isso certamente irá criar uma empatia muito grande entre sua marca e seus clientes.

Isso irá fidelizá-los e gerar excelentes comentários, o que irá atrair novo clientes, e assim sucessivamente, em um círculo virtuoso onde todos ficam satisfeitos.

Dessa maneira você terá independência, autonomia, gerará empregos, renda e fará parte ativa da economia do país.

[Total: 1    Média: 5/5]
Tags
Continuar Lendo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock foi Detectado

Please consider supporting us by disabling your ad blocker