Connect with us

As 7 Melhores Dicas de Pós-Venda Para o Seu Negócio

Vendas

As 7 Melhores Dicas de Pós-Venda Para o Seu Negócio

O sonho de todo empreendedor é conseguir fidelizar mais clientes, mas nem todos conseguem fazer isso, pois focam o seu potencial inteiramente no processo de venda.

O erro está no fato de, após essa etapa, não existir mais interação entre empresa e cliente, o que é essencial para garantir a satisfação e a experiência de consumo das pessoas.

Para isso, algumas dicas de pós-venda são essenciais.

E o melhor é que elas podem ser aplicadas a partir de hoje. Vamos começar?

Dicas de pós-venda para o seu negócio

Uma pesquisa feita em 2015 pelo Portal Venda Mais, um dos maiores sites de Gestão de Vendas do Brasil, mostrou que mais de 80% dos empreendedores não têm metas claras com relação à etapa de pós-venda.

Parece um absurdo, não é verdade?

Mas, infelizmente, essa ainda é a nossa realidade.

E a sacada está justamente nesse ponto.

Se você souber trabalhar bem as técnicas de pós-venda, com certeza sairá na frente.

Afinal, é nesse momento que o cliente vai notar a seriedade e a responsabilidade da empresa com os seus produtos e serviços.

Então, para ter clientes mais sólidos e fidelizados, além de uma reputação e imagem positivas no mercado, siga nossas dicas:

1. Faça da pós-venda um diferencial no seu negócio

Como já mencionamos, nem todas as empresas concentram esforços para as etapas posteriores à venda.

Então, a primeira dica é tentar implementar estratégias de pós-venda na sua loja, de forma que essa relação de qualidade com o cliente se torne seu grande diferencial.

Já pensou se a sua empresa for reconhecida pelo ótimo atendimento e confiança? Seria ótimo, não é verdade?

Então, trate de conhecer melhor os seus clientes, e mostre a eles que você realmente se importa com suas necessidades, e não somente com a venda em si.

2. Tenha um canal de comunicação aberto com seus clientes

Para que essa boa relação seja mantida entre o seu negócio e seus clientes, é preciso que você tenha alguns procedimentos de comunicação funcionando perfeitamente.

Os canais pelos quais você mantém contato com as pessoas devem estar sempre disponíveis, como é o caso do telefone, e-mail e redes sociais, por exemplo.

Além disso, é interessante oferecer formulários, mesmo que online, para que as pessoas possam deixar suas impressões, sugestões, reclamações, entre outras coisas.

E o mais importante: que esses dados recebidos sejam realmente usados para resolver os problemas dos seus clientes.

Caso contrário, não vai adiantar nada criar esse canal aberto de diálogo.

3. Use os feedbacks dos clientes para crescer

Todo o material recebido por contato direto com os seus clientes deve ser utilizado de forma estratégica para melhorar os seus negócios.

Após receber feedbacks, você deve analisar tudo o que as pessoas estão dizendo e traçar um caminho que resolva o possível problema.

Apesar da máxima de que o consumidor sempre tem razão, você vai perceber que às vezes isso não acontece.

De qualquer forma, todas as opiniões são relevantes: por meio de cada feedback, você pode adequar o processo de negociação, ajustar o design e a qualidade dos seus produtos, agilizar o processo de entrega, entre outras melhorias.

A ideia é progredir a partir dos dados recebidos pelo pós-venda e fidelizar esses clientes, em vez de perdê-los.

4. Utilize a técnica do follow-up

Uma boa maneira de reter clientes é se lembrar de que os antigos também podem comprar de você novamente.

No caso de uma loja de móveis, por exemplo, em que o consumo não é tão frequente para a maioria das pessoas, você precisa manter um contato mais constante e direto, de forma que elas continuem se lembrando de você.

O follow-up é basicamente uma maneira de conquistar a atenção do cliente, para que ele sempre compre na sua empresa quando precisar de outro produto.

Você pode fazer uma ligação de cortesia, enviar e-mails e newsletters periodicamente com assuntos relevantes, realizar pesquisas de satisfação para colher a opinião do cliente, entre outras práticas.

5. Aplique o cross-selling nas suas estratégias

Outra dica de pós-venda importante é o cross-selling, que nada mais é do que a venda de outros produtos para os mesmos clientes, aproveitando o seu contato.

Popularmente conhecida como venda cruzada, a prática consiste em aproveitar o contato que você já tem com a pessoa para que ela dê preferência à sua loja na próxima vez que precisar de um outro produto.

Se um cliente reformou a sala, por exemplo, ele poderá procurar sua loja novamente quando sentir a necessidade de reformar o quarto ou outro ambiente da casa.

Se ele ficar satisfeito com o primeiro serviço, atendimento e produto, com certeza vai se interessar em manter a fidelização para outros projetos.

6. Lance sempre novos produtos e ofertas

Outra forma de garantir um bom pós-venda é estar o tempo todo atento ao que os seus clientes têm interesse.

A partir disso, ofereça sempre produtos novos e boas ofertas para que essas pessoas se sintam tentadas a aproveitar o momento e fechar mais uma compra com você.

Quando o seu público está devidamente segmentado de acordo com seus gostos, necessidades e desejos, você consegue oferecer os produtos certos na hora certa, garantindo as vendas e mostrando que se preocupa de verdade com o que cada cliente quer.

E o mesmo vale para as ofertas e períodos promocionais. Sempre que lançar uma oportunidade interessante, avise seus clientes.

O que tem funcionado muito bem ultimamente é o chamado clube de vantagens, por exemplo.

A ideia consiste em fidelizar “formalmente” alguns clientes, para que eles tenham vantagens especiais, que podem ser descontos, brindes, sorteios, etc.

7. Envie presentes em momentos especiais

Seguindo a lógica do clube de vantagens, você ainda pode enviar presentes e mensagens em momentos especiais, como é o caso do dia do aniversário do seu cliente.

Certamente ele vai gostar de ser lembrado, nem que seja com um cartão ou brinde simbólico.

Quando a pessoa recebe algo inesperado e gratuito, sente que a empresa preza pelo relacionamento com ela, e isso ajuda muito quando o assunto é fidelização.

São atitudes simples, vistas como detalhes supérfluos, mas fazem uma enorme diferença na visão que as pessoas têm do seu negócio.

Com dicas de pós-venda certeiras como essas, temos certeza de que o seu negócio vai se tornar referência de bom atendimento e relacionamento com os clientes.

O segredo é tornar todo o processo uma relação mais humana e menos mecanizada, tanto na hora da venda quanto posteriormente.

[Total: 1    Média: 5/5]

Lançado em Outubro de 2015, o Geração Empreendedora é um portal que tem se tornado uma fonte de inspiração diária para milhares de pessoas através de conteúdos relevantes, atualizados e profundamente pesquisados.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Vendas

Publicidade
Faça parte da lista VIP

E RECEBA AS MELHORES OPORTUNIDADES DE

INVESTIMENTO

Digite o seu email abaixo para receber atualizações, artigos e dicas imperdíveis para ter sucesso no seu negócio (é grátis)!

Populares

Parceiros

 
 
Topo

FAÇA PARTE DA LISTA VIP DO

GERAÇÃO EMPREENDEDORA!

 E receba as melhores dicas de negócios lucrativos!

  Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

OBRIGADO POR SE CADASTRAR!