Direito

O que é CNAE? Saiba Como Classificar sua Empresa

É normal que muitos empreendedores sintam dificuldade em entender como realizar a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Essa classificação promovida pelo governo garante que você, empresário, pague o imposto justo designado para o seu tipo de atividade.

Pode parecer difícil de entender, mas esse sistema é muito simples, basta você entender qual o tipo de atividade econômica sua empresa realiza para conseguir identificar, com precisão, o código que representa sua empresa dentro da CNAE.

Quer entender como isso funciona?

Nesse artigo você irá entender o que é CNAE, como encontrar sua empresa nessa classificação, qual a sua importância e relação com o Simples Nacional.

O que é CNAE?

A CNAE é um sistema proposto pelo governo que visa padronizar as atividades econômicas através de códigos de identificação.

Através disso, o empresário consegue identificar facilmente que tipo de empresa possui.

Toda pessoa que desenvolve alguma atividade econômica possui um código CNAE correspondente.

Seja você autônomo, empresário ou artesão, sua atividade está listada no CNAE e você precisa conhecê-la.

A CNAE foi criada para facilitar a vida do empresário, por isso não enxergue a classificação como um estorvo.

Através dessa classificação, você saberá exatamente que tipos de impostos deve pagar e pode ganhar até mesmo benefícios para a sua empresa.

Um exemplo disso é que, através da classificação CNAE, você saberá também se pode integrar a sua empresa ao Simples Nacional.

O Simples Nacional abraça empresas de pequeno porte oferecendo um regime tributário mais prático e diferenciado, buscando facilitar a vida do microempreendedor.

A depender da CNAE da sua empresa, você pode participar do Super Simples ou não.

Como saber a CNAE de sua empresa

Consultar a classificação de sua empresa dentro da CNAE é muito simples e deve ser feita através do site do IBGE.

Lá, você será capaz de realizar pesquisas através de palavras-chave que tenham relação com a sua atividade econômica.

Caso prefira, você pode ir diretamente na aba “Estrutura” e identificar a grande seção em que o seu negócio pode se enquadrar.

Por exemplo, existem seções que separam as Atividades Imobiliárias dos Serviços Domésticos e das atividades econômicas produzidas pela Indústria.

Identifique o grupo em que sua empresa está inserida e clique para conhecer as divisões dentro dessa seção.

Saber a divisão e a classe é o ponto mais importante dentro do CNAE, logo procure encontrar o grupo que melhor se identifica com o seu tipo de atividade.

A sua CNAE será exatamente aquela série de números que indicarem a seção onde sua empresa está inserida, o tipo de divisão que ela está enquadrada, o grupo e, por último, sua classe.

Como saber se sua empresa pode participar do Simples Nacional

Sabendo exatamente a CNAE de sua empresa, você será capaz de descobrir, também, se tem direito de participar do Simples Nacional.

Existe uma série de atividades que não são permitidas dentro do Simples Nacional, dessa forma você deve consultar junto à Receita Federal se a atividade econômica realizada por sua empresa é permitida.

É possível descobrir isso através da Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional, localizado no site da Receita Federal.

Lá, você encontrará documentos que explicam com detalhes quais os tipos de atividades podem se enquadrar.

Caso sua empresa esteja dentro dos padrões necessários para participar do Simples Nacional, ela ganhará vantagens sobre o recolhimento de impostos cobrados pelo governo.

Lembre-se que, mesmo que a atividade econômica possa participar do Simples Nacional, o sistema é aplicado apenas para microempresas e empresas de pequeno porte.

Ou seja, a receita bruta do seu negócio precisa ser inferior a R$ 3,6 milhões por ano.

Veja também:

[Total: 1    Média: 5/5]
Tags
Continuar Lendo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock foi Detectado

Please consider supporting us by disabling your ad blocker