Empreendedorismo

Como Se Planejar Para Empreender Enquanto Trabalha Em Outra Empresa

Muitos dos futuros empreendedores, que sonham em tirar as ideias de negócio do papel, fazem parte atualmente do banco de colaboradores de alguma outra empresa.

Nem por isso o grande objetivo de empreender deve ser deixado de lado. Pelo contrário. Estar atualmente em uma outra empresa pode até ajudar a motivar um funcionário a sair e buscar seu próprio e novo negócio. Mas quando será que é a hora certa para tomar essa tão esperada – e tão séria – decisão?

Fazer essa transição nem sempre é fácil, é claro, e o foco e a motivação podem ficar perdidos pelo caminho. Por isso, algumas dicas podem ajudar bastante na hora de finalmente dar o primeiro passo rumo ao empreendedorismo – e ao sucesso nessa jornada, é claro.

Antes de mais nada, é preciso ter paixão e acreditar bastante na ideia de negócio que você tem. É claro que um feeling positivo apenas não é o bastante, mas partindo desse princípio é só seguir alguns passos para se tornar o próximo case de sucesso do mundo do empreendedorismo.

Para isso, faça um exercício respondendo às perguntas abaixo, para saber se você está pronto ou não para empreender agora mesmo e sair do emprego atual:

Você consegue se virar?

Ser um empreendedor quer dizer, entre tantas características, ser versátil, responsável e saber resolver os próprios problemas de forma eficaz, rápida e objetiva. Se você tem essas características enquanto funcionário da sua empresa atual, já é um bom indicativo que é hora de empreender.

É claro que, estando por conta própria, a responsabilidade – e o peso das consequências – fica bem maior, mas pode começar a ficar confiante se você já consegue se virar na medida do possível no dia a dia do seu trabalho atual e na sua vida pessoal.

Sua ideia é realmente válida?

Validar uma ideia de negócio é fundamental e pode te poupar tempo, dores de cabeça e um fracasso inesperado. Muitas vezes, pode parecer que seu produto irá revolucionar o mercado, mas quando ele chega às lojas, acaba empacando por lá.

Ou imagine que você quer lançar um serviço que tem tudo para dar certo, mas na hora de pagar por ele, o consumidor acha que ele não é tão necessário assim.

Isso acontece por uma série de motivos. Preços altos, marketing pouco eficiente ou mesmo, concorrentes melhores e mais consolidados no mercado etc.

Duas das melhores dicas para evitar esse tipo de situação é validar a ideia de negócio com:

  1. Especialistas da área
  2. Uma pesquisa de mercado

Consultando empreendedores e demais especialistas no mercado no qual você vai se inserir, é possível conhecer de perto o que faz ou não a diferença na hora de fazer sucesso ou fracassar no mundo dos negócios.

O know-how de quem está no mercado pode trazer opiniões e insights interessantes para te ajudar a colocar seu negócio na rua.

As pesquisas de mercado, mais ainda, fornecem informações diretamente do seu público-alvo, o que garante de forma mais assertiva o que o consumidor espera de um produto, quais são seus anseios e objetivos e como é possível atendê-los.

Pesquise hábitos de consumo, hábitos de mídia, enfim, procure perguntar diretamente ao seu consumidor tudo o que você precisa para consolidar seu negócio.

Sua experiência no emprego atual é positiva?

Sair de um emprego “ruim” para empreender é um risco. Pode parecer o contrário, mas o ideal é sair de uma situação em que você consegue ver todos os pontos positivos do trabalho atual e, mesmo assim, enxerga que é hora de partir para um próximo desafio.

Pessoas que saem completamente insatisfeitas de um trabalho tendem a levar experiências negativas e criar expectativas altas demais para um novo negócio, achando que todos seus problemas serão resolvidos.

Além de não ser o comportamento ideal para um futuro empreendedor, as chances de que isso dê errado são bastante altas.

Você pode se dedicar por completo?

Se é para se dedicar de verdade a um projeto, tenha certa que pode ser dedicar full-time. Tocar o próprio negócio é assumir inúmeras responsabilidades, não só sobre si mesmo mas sobre outras pessoas, sobre dinheiro, sobre a imagem e o peso de uma marca, um produto, um serviço.

Por isso, só saia do seu emprego quando souber que pode, sim, dedicar todo seu tempo para o novo projeto. Parece simples demais, mas é uma pergunta que deve ser respondida com firmeza e depois de pensar bastante a respeito.

Está preparado para falhar?

Infelizmente, empreender não é fácil. O sonho que surgiu depois de todos os cases já lidos de novos milionários empreendedores não vem de forma fácil – e nem deveria vir mesmo. Envolve muito trabalho, muito suor e dedicação, mas nem sempre somos recompensados da forma que julgamos merecer.

O mercado é cruel e, quem deseja entrar de cabeça nele, deve estar preparado para falhar. Se você não sabe lidar com o peso da rejeição e do fracasso, trabalhe essa questão um pouco mais e espere para dar o próximo passo.

Respondendo sim a todas essas questões, é provável que sim, você esteja pronto para ir adiante. Lembre-se que não será fácil, mas que sempre valerá a pena no final.

A experiência de empreender é extremamente gratificante, mesmo quando não corresponde a todas as expectativas do empreendedor.

Boa sorte, bom trabalho e vá em frente, saia do seu emprego atual.

[Total: 1    Média: 5/5]
Tags
Continuar Lendo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock foi Detectado

Please consider supporting us by disabling your ad blocker