EmpreendedorismoListas

5 Super Dicas Para Falar Bem em Público

Algumas coisas você só consegue através de uma boa comunicação. Ter uma boa oratória pode te ajudar não apenas a se destacar em seu ambiente profissional, mas também te auxiliar a ganhar dinheiro com palestra motivacional.

Atualmente, a grande parte das grandes e médias empresas contratam palestrantes. O número de palestras e workshops oferecidos no país é enorme, porém, em contrapartida, um grupo muito seleto de profissionais desenvolve essa atividade. É muito comum se deparar com os mesmos palestrantes de sempre, realizando workshops.

Essa falta de pessoal na área torna o ambiente ainda mais propício para empreender. Se você possui medo de falar em público, ou não sabe muito bem como falar em público, saiba que ninguém nasce pronto para palestrar.

A atividade depende de força de vontade em se desenvolver pessoalmente e profissionalmente, e estar apto para entender como, de fato, se faz uma palestra de motivação.

Algumas dicas podem te ajudar a falar bem em público, independente de qual seja a sua plateia.

Tenha um roteiro

Ficar tímido diante de uma plateia de dezenas ou até mesmo centenas de pessoas é muito mais normal do que você imagina. Se você vê seus palestrantes preferidos com toda aquela oratória bem trabalhada, entenda que eles recorrem a algumas práticas que facilitam o trabalho e evita maiores problemas.

O primeiro desses passos é o hábito de montar roteiros para sua palestra motivacional. Esse é o principal segredo para quem tem medo de falar em público começar a superar o pavor.

Com um roteiro, você sabe o caminho que deve seguir e, além de tudo, tem ao que recorrer em caso de sua memória falhar. Além disso, treinar utilizando um roteiro é muito mais eficaz e você conduzirá o seu público para o caminho que deseja sem maiores dificuldades!

Trabalhe sua postura

Um dos segredos de como falar bem em público é a postura. Cuidar de sua postura na hora da palestra é essencial para passar segurança ao seu público, principalmente se você pretende trabalhar com palestras de motivação.

Lembre-se que manter-se estático soará tão estranho quanto mover-se em demasia, ou exagerar nos gestos. Então use seus movimentos para enfatizar partes de seu discurso que considera importante, ou, ainda, chamar levemente a atenção de parte da plateia que está dispersa.

Fale de forma natural

Se você tem medo de falar em público, provavelmente já se atrapalhou diversas vezes enquanto tentava manter um discurso formal e preso ao texto.

Apesar de um bom roteiro ser importante, manter-se preso fielmente a ele é um problema, principalmente se você pensou o mesmo como um texto informativo com palavras muito formais. Afinal, nós não falamos como escrevemos, e, como palestrante, você precisa fazer muito mais do que falar ideias.

Você precisa criar um elo comunicativo com a sua plateia e fazê-la realmente entender o que está sendo dito. Pense na palestra muito mais como um diálogo entre as duas partes, e será capaz falar bem em público não importa a situação.

Saiba para quem você vai falar

O tipo de palestra motivacional que você vai dar para um grupo de adolescentes é totalmente diferente de uma que você irá realizar para um grupo de empresários bem sucedidos.

Saiba antes de fazer o roteiro qual o público que vai te ouvir, dessa forma você criará um discurso mais capaz de impactar aquela plateia especifica. Como foi dito anteriormente, é importante que a palestra soe natural o bastante para parecer uma conversa entre as duas partes: palestrante e público.

Portanto, trabalhe o conteúdo da forma que você acha que criará um elo de comunicação entre você e aquele público. Abra espaço para que eles falem um momento ou outro na plateia, instigue perguntas e torne o espaço algo dinâmico.

Use vídeos e imagens à seu favor

Manter a atenção de seu público é um grande desafio. Se você não sabe ainda como falar bem em público, trabalhar com muitos vídeos e imagens pode ser de grande auxílio! Procure apresentar vídeos e usar imagens relevantes, que casem perfeitamente com o que você quer passar.

Além de te ajudar a manter o foco da plateia, slides ou vídeos informativos farão a sua palestra muito mais eficiente, e o público será capaz de lembrar muito mais informações e dados no fim daquele evento.

[Total: 0    Média: 0/5]
Tags
Continuar Lendo

Artigos Relacionados

1 thought on “5 Super Dicas Para Falar Bem em Público”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock foi Detectado

Please consider supporting us by disabling your ad blocker