Connect with us

Aprenda Como Declarar Tesouro Direto no Imposto de Renda

Como declarar tesouro direto no imposto de renda
Como Declarar Tesouro Direto no Imposto de Renda

Finanças Pessoais

Aprenda Como Declarar Tesouro Direto no Imposto de Renda

O Tesouro Direto vem atraindo a atenção do investidor brasileiro, porém uma das dúvidas recorrentes é sobre como declarar tesouro direto no imposto de renda.

Desde as mudanças das regras do rendimento da caderneta de poupança em 2012, o Tesouro Direto se tornou uma das opções mais sólidas e rentáveis de investimento disponíveis.

No entanto, ao contrário da poupança, o Tesouro direto paga imposto de renda sobre os ganhos acumulados com o investimento.

Para muitos, a questão de como declarar o tesouro direto no imposto de renda pode se tornar um grande problema, já que ser portador de títulos do tesouro federal, por si só, não configura obrigatoriedade de declaração do Imposte de Renda.

A relação entre tesouro direto e imposto de renda está no fato de que o portador de um título que também seja obrigado a declarar, por estar enquadrado na faixa de rendimentos tributáveis, deve lançar em sua declaração os títulos adquiridos, vendidos ou os quais foi mantida a posse.

Como declarar tesouro direto no imposto de renda

Como declarar tesouro direto no imposto de renda

Geralmente, a corretora com a qual você adquirir o título do tesouro direto irá enviar, ao final do ano, ou em um período próximo ao do início do recolhimento das declarações de imposto de renda, o Informe de Rendimentos.

No Informe de Rendimentos constarão todas as suas transações envolvendo a corretora, não somente com títulos do tesouro direto, mas também ações, fundos de renda fixa, entre outros.

Estes dados devem ser lançados na declaração anual de imposto de renda.

No formulário de declaração do IR existe um código específico para lançamentos de ativos desta natureza.

Este código é o de número 45 (Aplicações de renda fixa – CDB, RDB e outros).

Neste campo, você deverá informar a quantidade de títulos, a data de vencimentos dos mesmos, data de aquisição, bem como quaisquer outros detalhes que possam ser relevantes sobre os títulos.

Em seguida, você deverá declarar os valor líquido dos rendimentos sobre o tesouro direto.

Como lançar tesouro direto no imposto de renda não é familiar à muitas pessoas, a recomendação nesta parte é seguir o que foi informado no Informe de Rendimentos disponibilizado pela sua corretora, pois isso irá o resguardar contra problemas futuros com o Leão.

Tesouro direto e imposto de renda: Como é a tributação?

Apesar de ser necessário declarar a posse de títulos do tesouro na declaração de Imposto de Renda, a incidência e a tributação ocorrem apenas no momento da venda do título.

Neste momento, o valor da alíquota da tributação de IR sobre o título direto irá se dar conforme o tempo de posse do título.

Esta relação é regressiva, ou seja, quanto mais tempo você portar um título, menor alíquota de imposto de renda deverá ser paga.

Na prática, funciona assim: se o título do tesouro direto for vendido nos 180 primeiros dias após a sua compra, será deduzido 22,5% sobre os lucros obtidos com a venda.

Caso a venda ocorra entre 181 e 360 dias, a alíquota que irá incidir é de 20%.

A venda do título ocorrendo entre 361 e 720 dias após a compra, a alíquota incidente sobre os lucros obtidos será de 17,5%.

Caso a venda ocorra após 720 dias da compra, a alíquota incidente será de 15%.

Estas incidências são deduzidas diretamente na fonte, ou seja, você não precisará se preocupar em repassar nenhuma quantia ao Fisco, pois a corretora é a responsável por isso.

O imposto de renda retido na fonte do tesouro direto já irá constar no Informe de Rendimentos oferecido pela corretora, de forma a obter o valor líquido dos rendimentos, valor este que deverá ser lançado no Imposto de Renda.

Como declarar tesouro direto no imposto de renda se torna um processo cada vez mais corriqueiro na vida do brasileiro, uma vez que a popularidade dos títulos do tesouro federal crescem a cada dia, ter estes passos em mente é fundamental para evitar problemas com o temido Leão.

Tesouro Direto Descomplicado

[Total: 1    Média: 5/5]

Lançado em Outubro de 2015, o Geração Empreendedora é um portal que tem se tornado uma fonte de inspiração diária para milhares de pessoas através de conteúdos relevantes, atualizados e profundamente pesquisados.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Finanças Pessoais

Topo
Abrir o chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Clique em Iniciar para falar com o nosso suporte :)

Iniciar

FAÇA PARTE DA LISTA VIP DO

GERAÇÃO EMPREENDEDORA!

 E receba as melhores dicas de negócios lucrativos!

  Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

OBRIGADO POR SE CADASTRAR!