EmpreendedorismoListas

10 Passos Essenciais Para Fazer a Transição de Empregado Para Empregador

Seja por insatisfação com o trabalho atual, vontade de explorar novos desafios ou o sonho de fazer mais dinheiro, o desejo de empreender existe na mente de muitos profissionais.

Ter algo só seu, formar uma equipe com a sua cara e fazer sucesso com um empreendimento seduz muita gente, e não é para menos.

Deixar de ser um funcionário para ter o seu próprio negócio é uma ótima ideia e pode trazer resultados espetaculares tanto para uma carreira quanto para a satisfação própria.

Mas como fazer essa transição de empregado para empreendedor? A tarefa é difícil mas não tem tanto segredo. Pensando nisso, vamos explorar os 10 passos para se tornar um empreendedor de forma rápida e inteligente.

Identifique suas habilidades

O que você sabe fazer? O que você faz de melhor? Comece se perguntando isso. Muitas vezes, a resposta não virá facilmente, mas é essencial partir desse ponto. Analisar suas forças e fraquezas é o primeiro passo para quem quer se aventurar como empreendedor.

Faça uma auto-avaliação para encontrar o caminho entre suas habilidades e o que você fará com seu futuro no mundo dos negócios. Explore seu talento, seu conhecimento e foque nisso para planejar os próximos passos.

Encontre o que você gosta de fazer

O que um profissional sabe fazer, o que faz atualmente e o que realmente gosta de fazer nem sempre são as mesmas coisas.

Para quem quer empreender, refletir e identificar o que realmente se gosta de fazer fará toda a diferença para garantir a satisfação com o novo negócio.

No fim das contas, não adianta abrir um negócio e encarar um novo desafio sem sentir prazer no que está fazendo.

Pesquise seu mercado

Ao abrir um novo empreendimento, automaticamente o empreendedor faz parte de um cenário muito maior do que ele mesmo e sua empresa. Por isso, é importante realizar pesquisas de mercado para entender melhor o contexto que o novo empreendimento estará inserido.

Existem muitas empresas nesse mesmo ramo? Quem são os principais nomes desse mercado? Quem serão meus concorrentes? Busque respostas para essas e outras perguntas que ajudam a identificar tudo o que está acontecendo no seu futuro mercado.

Faça planos

Administrar um negócio exige, antes de qualquer decisão, muito planejamento.

Planejar gastos, investimentos, marketing, os próximos passos, tudo deve ser pensado com cautela. Se um empreendimento ainda está em sua fase embrionária, esse planejamento deve ser ainda mais minucioso.

Use bastante tempo para planejar cada etapa e cada setor do novo negócio para que as coisas aconteçam na hora certa sem grandes transtornos e surpresas.

Use o seu networking

Ao longo de uma vida profissional, devemos sempre estar conectados a todos que, de uma forma ou de outra, podem agregar conhecimentos e valor à nossa carreira.

Ter contatos valiosos pode ajudar – e muito – quem está pensando em empreender. Pensando em abrir um negócio, tire um tempo para conversar com profissionais que você conhece.

Eles podem te ajudar a identificar oportunidades e dificuldades, oferecer insights do mercado em que você será inserido e até mesmo serem promotores ou clientes do seu novo produto ou serviço.

Encontre clientes

Quem pretende empreender, deve conhecer o termo buyer personas. Esse termo nada mais é do que os clientes “ideais” do seu negócio, aqueles para quem você deve trabalhar.

As buyer personas de uma empresa são idealizações do consumidor, verdadeiros personagens que ajudam a identificar a forma mais eficaz de vender um produto.

Saber de antemão para quem estamos falando ou tentando vender algo é, portanto, essencial para tomar as decisões mais acertadas no seu futuro negócio. Pesquise, então, quem seriam seus clientes, fazendo pesquisas de buyer personas.

Junte dinheiro

Não dá para ignorar essa parte. Empreender exige dinheiro, portanto se você pensa em encarar esse desafio, comece a economizar e formar um fundo razoável para bancar os primeiros passos e trâmites do novo negócio.

Juntar dinheiro não só viabilizará o seu empreendimento, mas dará segurança para eventuais dificuldades que podem aparecer pelo caminho.

Faça investimentos seguros, crie uma poupança, encontre formas de, nem que seja aos poucos, se segurar financeiramente antes de abrir de fato o negócio.

Encontre um time

Empresas são formadas de pessoas, é o que todos sabemos.

Um time forte, competente e em sintonia é um fator decisivo para o sucesso de um empreendimento. No caso de novas empresas, então, isso se faz ainda mais importante para a ideia poder prosperar.

Antes de abrir um negócio, portanto, tente estruturar o seu time ideal, pensando nas características desejáveis, no que será exigido dessas pessoas e em tudo que se espera delas.

Busque profissionais que combinem com a sua proposta para que eles se dediquem como você a fazer as coisas darem certo.

Peça demissão

Depois disso tudo, é hora de largar o trabalho para explorar novos caminhos. Quando estiver com todos os seus planos bem elaborados, seguro de tudo até aqui, peça demissão do trabalho atual e encare de frente a nova vida.

É claro que sair da empresa onde se trabalha como colaborador pode ser difícil, mas conduza o processo de forma amigável e respeitosa, para que você possa sair com boas lembranças e bons contatos no mundo dos negócios. Isso faz toda a diferença.

Venda-se!

Por fim, se você chegou até aqui, parabéns! É hora de tirar tudo do papel e fazer seu empreendimento acontecer.

Cuidado, pois empreender não será tarefa fácil, mas se você seguiu todos esses passos, na ordem certa e com dedicação, tudo tende a ficar mais fácil.

Encare o desafio, venda seu negócio e boa sorte.

[Total: 0    Média: 0/5]
Tags
Continuar Lendo

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

Adblock foi Detectado

Please consider supporting us by disabling your ad blocker