Connect with us
PremiaPão

10 Maus Hábitos Que Você Deve Eliminar da Sua Rotina Diária

10 Maus Hábitos Que Você Deve Eliminar da Sua Rotina

Listas

10 Maus Hábitos Que Você Deve Eliminar da Sua Rotina Diária

Você é a soma de todos os seus hábitos. Quando você permite que os maus hábitos o controle, eles irão reduzir drasticamente suas chances de alcançar o sucesso.

O grande problema é que os maus hábitos são traiçoeiros. Eles vão avançando lentamente até que você não seja capaz de notar o dano que estão causando.

“As correntes do hábito são muito fracas para serem sentidas até que estejam muito fortes para serem quebradas.” – Warren Buffett

Eliminar maus hábitos requer autocontrole — e não é pouco. Pesquisas afirmam que vale a pena o esforço, uma vez que o autocontrole tem um grande impacto no sucesso de uma pessoa.

Relacionado: Como As Pessoas Bem-Sucedidas Trabalham Menos e Produzem Mais

Dois psicólogos da Universidade da Pensilvânia, Angela Duckworth e Martin Seligman, conduziram um estudo com a intenção de medir os índices de QI dos estudantes e seus níveis de autocontrole ao entrarem na universidade.

Quatro anos depois, analisaram a média das notas desses alunos e perceberam que o autocontrole é duas vezes mais importante do que o QI no que se refere à obtenção de uma boa nota.

O autocontrole necessário para desenvolver bons hábitos (e parar os maus) também serve como base para uma forte ética de trabalho e alta produtividade.

Pense no autocontrole como um músculo — para construí-lo, você precisa exercitá-lo.

Exercite o seu “músculo do autocontrole” eliminando os seguintes maus hábitos:

1. Usar o celular, tablet ou computador na cama.

Este é um mau hábito que a maioria das pessoas nem percebe que prejudica o sono e a produtividade.

A luz azul de curto comprimento de onda desempenha um papel importante no seu humor, nível de energia e qualidade do sono.

De manhã, a luz solar contém altas concentrações dessa luz azul. Quando seus olhos são expostos diretamente à ela, essa luz interrompe a produção de melatonina (hormônio indutor de sono), fazendo se sentir mais acordado.

À tarde, os raios solares perdem essa luz azul, o que permite que seu corpo produza melatonina, fazendo com que se sinta mais sonolento.

À noite, seu cérebro não espera qualquer exposição à luz azul, tornando-se muito sensível à ela.

A maioria dos dispositivos que costumamos utilizar à noite – laptops, tablets e celulares – emitem essa luz azul de curto comprimento de onda diretamente no seu rosto.

Essa exposição prejudica a produção de melatonina e interfere na sua capacidade de conseguir dormir, bem como na qualidade do seu sono.

Como todos nós sabemos, uma noite mal dormida tem efeitos desastrosos e a melhor coisa que você pode fazer é evitar esses dispositivos após o jantar (a televisão é permitida, contanto que permaneça suficientemente longe dela).

2. Navegar na internet impulsivamente.

Leva-se 15 minutos consecutivos de foco para que você esteja totalmente engajado em uma tarefa.

Uma vez que tenha chegado lá, você cai em um estado eufórico de aumento de produtividade chamado de flow.

Pesquisas mostram que as pessoas em estado de flow são até cinco vezes mais produtivas do que seriam normalmente.

Quando você para o que está fazendo para ler notícias, visitar o Facebook, ver o placar do jogo ou o que quer que seja, você sai do estado de flow.

Isso significa que levará mais 15 minutos de foco contínuo para entrar novamente nesse estado de aumento de produtividade.

3. Checar o seu telefone durante uma conversa.

Nada tira mais a concentração de uma pessoa do que uma notificação de mensagem ou uma simples olhada rápida no celular.

Quando estiver conversando com alguém, foque toda a sua energia na conversa.

Você irá perceber que as conversas tornam-se mais prazerosas e efetivas quando se imerge nelas.

4. Utilizar múltiplas formas de notificação.

Múltiplas notificações são um pesadelo para a produtividade.

Estudos afirmam que ficar alternando entre telefone e email toda a vez que solicitarem sua atenção faz com que a sua produtividade despenque.

Ser notificado toda a vez que receber uma mensagem no celular ou um email na caixa de entrada pode até parecer produtivo, mas não é.

Ao invés de trabalhar no capricho das suas notificações, cheque-as em horários definidos (por exemplo, responda seus emails de uma em uma hora).

Essa é, comprovadamente, a maneira mais produtiva de trabalhar.

5. Dizer “sim” quando deveria dizer “não.”

Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia em São Francisco afirma que quanto mais dificuldade você tiver para dizer não, mais chances terá de sofrer com estresse, burnout e até mesmo depressão.

Dizer não, é, de fato, um grande desafio de autocontrole para muitas pessoas. “Não” é uma palavra poderosa que você não deve ter medo de usar.

Quando é hora de dizer não, as pessoas emocionalmente inteligentes evitam frases como “Eu não acho que posso” ou “Não tenho certeza”.

Dizer não a um novo compromisso honra seus compromissos existentes e lhe dá a oportunidade de realizá-los com êxito.

Lembre-se de que dizer não é um ato de autocontrole que irá prevenir os efeitos negativos de se sentir sobrecarregado no futuro.

6. Pensar em pessoas tóxicas.

Cada vez que você se pegar pensando em um colega de trabalho ou uma outra pessoa que faz o seu sangue ferver, pratique se sentir grato por ter alguma outra pessoa na sua vida.

Há muitas pessoas por aí que merecem a sua atenção e a última coisa que você quer fazer é pensar naquelas que não se importam com você.

7. Multitarefas durante reuniões.

Você nunca deve dar metade da sua atenção à nada, especialmente às reuniões.

Se uma reunião não merece sua total atenção, então você nem deveria estar nela em primeiro lugar; e se uma reunião merece sua total atenção, então você deve extrair o máximo que puder dela.

A multitarefa durante as reuniões o prejudica ao criar a impressão de que você acredita que é mais importante do que todos os outros.

8. Fofocar.

Os fofoqueiros se alimentam das desgraças alheias.

Pode parecer divertido comentar sobre o algum aspecto pessoal ou profissional de outra pessoa no início, mas com o tempo isso se torna cansativo, faz você se sentir mal e até mesmo machuca outras pessoas.

Há muitas coisas positivas por aí e há muito para se aprender com pessoas interessantes ao invés de perder seu tempo falando sobre os infortúnios dos outros.

“Mentes grandes discutem ideias; Mentes medianas discutem eventos; Mentes pequenas discutem pessoas.” — Eleanor Roosevelt

9. Esperar para agir até ter certeza do sucesso.

A maioria dos escritores levam incontáveis horas pensando no enredo e nos personagem das suas estórias; Escrevem páginas e páginas que eles mesmo sabem que nunca incluirão nos livros.

Eles fazem isso porque sabem que as ideias precisam de tempo para se desenvolver.

Tendemos a empacar na hora de começar algum projeto porque sabemos que nossas ideias não serão perfeitas e que o que iremos produzir pode não ser tão bom.

Mas como é possível produzir algo excelente sem ao menos começar e sem dar às ideias tempo para se desenvolver?

O autor Jodi Picoult resumiu a importância de evitar o perfeccionismo de uma maneira brilhante: “Você pode editar uma página ruim, mas não pode editar uma página em branco.”

10. Comparar-se com outras pessoas.

Quando os seus sentimentos de prazer e satisfação derivam de uma comparação sua com os outros, você já não é mais o dono da sua própria felicidade.

Quando se sentir feliz em relação a algo que realizou, não permita que as opiniões ou conquistas de ninguém tirem isso de você.

Embora seja difícil não ligar para o que pensam de você, seja resiliente e escute a opinião dos outros com cautela.

Dessa forma, não importa o que as outras pessoas estão pensando ou fazendo, sua auto-estima virá de dentro.

Independentemente do que as pessoas pensam de você, uma coisa é certa – você nunca será tão bom ou tão ruim quanto dizem que você é.

Fonte: TalentSmart
[Total: 1    Média: 5/5]

Lançado em Outubro de 2015, o Geração Empreendedora é um portal que tem se tornado uma fonte de inspiração diária para milhares de pessoas através de conteúdos relevantes, atualizados e profundamente pesquisados.

Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Listas

Topo
Abrir o chat
1
Close chat
Olá! Obrigado por nos visitar. Clique em Iniciar para falar com o nosso suporte :)

Iniciar

FAÇA PARTE DA LISTA VIP DO

GERAÇÃO EMPREENDEDORA!

 E receba as melhores dicas de negócios lucrativos!

  Respeitamos sua privacidade. Você está 100% seguro!

OBRIGADO POR SE CADASTRAR!